É possível envelhecer de forma saudável?

· Nov, 2018

Envelhecimento sem velhice

 

É possível envelhecer de forma saudável?

Sim, é possível. Envelhecer de forma saudável começa por saber tomar conta de nós próprios hoje, como forma de evitar o aparecimento da doença, amanhã.

Na realidade uma pessoa pode mesmo sentir-se melhor à medida que vai envelhecendo.

A investigação científica na área “anti-aging” demonstra claramente que se pode envelhecer sem ficar velho, que um estilo de vida correto pode eliminar, prevenir, atrasar, ou até fazer regredir o envelhecimento e a doença crónica.

Uma coisa é todos nós termos de envelhecer, outra coisa bem diferente é termos de contrair doenças crónicas e degenerativas como a obesidade, doença cardíaca, cancro, Alzheimer, Parkinson, síndroma metabólico, diabetes, hipertensão arterial e doença renal, à medida que vamos envelhecendo.

O envelhecimento não é o inimigo. O verdadeiro problema é o nosso regime alimentar, a nossa inatividade, e o declínio dos nossos níveis hormonais.

Os métodos utilizados são: controlo da inflamação silenciosa, nutrição, redução das toxinas, exercício, suplementação avançada, modulação hormonal e treino da mente.

 

Suplementação

É sumamente importante uma suplementação personalizada quando se visa a regeneração das células, à medida que a idade avança.

De entre todos os nossos órgãos, o coração e o cérebro são os mais suscetíveis ao dano provocado pelos radicais livres, pelas toxinas ambientais, envenenamento por metais pesados e envelhecimento prematuro.

Felizmente eles respondem muito bem a uma suplementação adequada que vise essencialmente aumentar o comprimento dos telómeros, reparar as células estaminais endoteliais, reparar a produção de óxido nítrico e de ATP (ácido adenosinotrifosfórico), bem como diminuir a inflamação silenciosa, os efeitos trombóticos, a concentração de metais pesados e de toxinas, bem como as infeções crónicas.

 

Modulação hormonal bioidêntica

Uma modulação hormonal bem feita, com hormonas bioidênticas, poderá prevenir certos desequilíbrios hormonais, estados depressivos e algum declínio da energia, entre outras situações.

A modulação hormonal bioidêntica – estrutura química idêntica às hormonas naturalmente produzidas pelo corpo – qual segredo para manter a vitalidade, consiste em corrigir os níveis hormonais colocando-os ao nível dos nossos 35 anos.

Na realidade, a partir desta idade, assiste-se a um decréscimo generalizado da produção hormonal em cerca de um a dois por cento ao ano.

Um indivíduo de 50 anos tem em tese metade das hormonas que tinha aos 30. Assim é fundamental medir e restaurar, modulando, as hormonas de qualquer indivíduo de forma a devolver-lhe os níveis dos seus 35 anos.

Nós somos largamente o resultado do nosso declínio hormonal. As hormonas são como alguém disse o “sumo da vida”. Sem o corrigir não poderemos gozar em toda a nossa plenitude a nossa saúde e não poderemos prevenir convenientemente os estados depressivos, o declínio da energia, da libido e da doença crónica e degenerativa entre outras.

 

Manuel Pinto Coelho

Médico Clínica Geral e Anti-Aging

Clínica Doutor Pinto Coelho

 

In revista VIP nº1112